Os funcionários que fazem a limpeza dos alojamentos devem sempre utilizar máscaras, aventais descartáveis e luvas. No final de cada limpeza, o funcionário deve assegurar a correcta lavagem de mãos e antebraços.
Limpeza diária
A limpeza diária inclui limpeza do chão, fazer a cama, limpeza da casa-de-banho e troca de lixo;
A casa-de-banho será́ sempre a última a ser limpa e deverá ser utilizada lixivia e produtos de desinfecção de superfícies;
A troca de toalhas ou roupas sujas, deve ser feita recorrendo à utilização de um saco, que depois de fechado, será́ directamente encaminhado para a lavandaria na área de roupa suja;
A troca de lixo será́ também feita recorrendo a um saco, onde o lixo será́ colocado e encaminhado directamente para a área de lixo;
Os cestos e loiça do pequeno-almoço serão levados para a cozinha do edifício principal e colocados imediatamente na máquina de lava-louça, que após limpos e desfinfectados poderão ser utilizados no dia seguinte.
Limpeza entre saídas de clientes
Nestes casos, toda a roupa proveniente dos alojamentos deve ser removida e colocada em sacos e sendo levados imediatamente para a área de roupa suja na lavandaria;
Toda a louça, utensílios e pequenos eletrodomésticos devem ser lavados com lixiivia ou desinfectante de superfície;
Todas as loiças da casa-de-banho devem ser lavadas com lixivia, que ficará a actuar enquanto se procede à limpeza do restante alojamento;
Todas as superfícies deverão ser limpas com desinfectante de superfícies e sempre de cima para baixo e do mais limpo para o mais sujo.
Todos os comandos (televisão), interruptores e maçanetas de portas deverão ser limpos com lixivia ou desinfectante de superfície.