PROTOCOLO COVID-19

medidas de prevenção e controlo de propagação
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Introdução

Devido à conhecida situação actual de disseminação do vírus COVID-19, acreditamos ser do interesse de todos a criação e implementação de novas medidas, bem como reforço das medidas já́ existentes, no sentido de controlar a propagação do mesmo.

Desta forma, o Hillside House Suites & Spa procedeu à aquisição de material de limpeza e de protecção individual que permitirá reduzir o risco de contágio entre clientes e funcionários, assim como a criação de novas medidas e procedimentos que serão seguidos da forma mais criteriosa possível durante a estadia dos nossos clientes.

Características no Hillside House Suites & Spa e serviços disponibilizados

O Hillside House Suites & Spa é um Empreendimento de Turismo no Espaço Rural local composta por 5 apartamentos e 5 Suites.
Os apartamentos têm uma entrada totalmente independente. Todos os alojamentos dispõem de casa de banho privativa, kitchnette equipadas e espaço exterior privativo.

As suites comungam do mesmo espaço de entrada, tendo todas elas wc privativo e 3 das suites têm varanda privativa. No exterior existe várias zonas de lazer que os clientes podem usufruir. A limpeza de todos dos apartamento e Suites é feita diariamente, sendo as roupas de cama mudadas a cada 4 dias em estadias superiores a 4 dias.

Preservar o ambiente é uma responsabilidade global, pelo que, sempre que tiver a(s) sua(s) toalhas penduradas significa “irei utilizá-la novamente; toalha na base de duche significa” é favor substituir”.

O pequeno-almoço está sempre incluído na tarifa para todos os clientes. O pequeno-almoço é servido nas varandas dos apartamentos e das suites vista mar, no horário pré-marcado pelo hóspede. Os Clientes das suites vista montanha irão tomar o pequeno-almoço na sala de pequeno-almoço.

Materiais de protecção e desinfecção disponíveis para os funcionários

– Luvas descartáveis;
– Máscaras reutilizáveis;
– Aventais descartáveis;
– Viseira de protecção;
– Álcool gel;
– Produtos de limpeza e desinfeção de superfícies;
– Lixívia.

Materiais de proteção disponíveis para os clientes

– Álcool gel, distribuídos pelo empreendimento em mais de 8 pontos devidamente identificados;
– Kit deixado no quarto com 1 máscara e 1 frasco de álcool gel por cada cliente

Comunicação antes da chegada

Todos os clientes com reserva no Hillside House Suites & Spa serão previamente informados por email/telefone que foram implementadas medidas no sentido de promover o distanciamento entre os diferentes clientes e a desinfecção sanitária.
Serão igualmente informados da existência de um plano de contingência que será́ seguido em caso de necessidade e da formação de todos os funcionários relativamente ao protocolo em vigor e também às medidas de protecção para COVID-19;

Será́ pedido ao cliente para, no caso da reserva ter sido feita através de canais automáticos em que foram facultados os dados do cartão, para nos dar autorização para efectuar o débito da totalidade da estadia através do mesmo e a fatura ser enviada por email;

Todos os clientes serão informados do material de desinfecção que terão à sua disposição e serão incentivados a trazer as suas próprias máscaras.

Check-in

Durante o check-in todas as áreas comuns são dadas a conhecer ao cliente, como também serão facultadas informações importantes (cuidados que temos com a limpeza das áreas comuns, etc.);

No check-in será́ informado aos clientes que a chave que permite abrir a porta do seu apartamento ou suite já está na porta, explicando que o mesmo foi previamente desinfetado. Após o check-out todas as chaves serão desinfectadas.

Será́ explicado ao cliente que devido à situação excepcional que vivemos, haverá́ alterações relativamente ao serviço de pequeno-almoço. Assim:

  • Ser-lhe-á́ entregue uma folha com todas as opções que servimos ao pequeno-almoço, onde deverá colocar a hora a que pretende tomar o mesmo;
  • Das opções mencionadas, deverá selecionar aquelas que pretende que lhe sejam servidas, de modo a evitar desperdícios;
  • O pequeno-almoço ser-lhe-á́ servido, à hora solicitada, sendo o tipo de serviço dependente do tipo de alojamento em que se encontra.

Será́ informado que o alojamento tem ao dispor informações relevantes, como em que áreas da casa pode encontrar o álcool gel, os vários contactos dos restaurantes da localidade, com respetivos contactos que o cliente poderá́ encomendar e fazer o take-away, localização de farmácias, centros de saúde, hospitais, etc.

Pequeno-almoço

Serviço de pequeno-almoço ao cliente
O cliente será́ desde logo informado que caso esteja alojado em apartamento ou Suite vista mar, o pequeno-almoço que selecionou na folha fornecida no acto de check-in, será́ servido na varanda do apartamento ou da suite vista-mar.

Preparação de pequeno-almoço pelos funcionários
Os funcionários que estejam a preparar o pequeno-almoço ao cliente deverão garantir uma correcta lavagem das mãos, conforme as indicações da Direcção Geral da Saúde (DGS) e a utilização de máscaras de protecção;

A preparação de recipientes de fiambre, queijos, fruta em que exista contacto directo com o alimento devem ser feitas com o recurso a luvas;

Todas as louças serão recolhidas com luvas após a sua utilização e colocadas directamente na máquina de lavar.

Limpeza dos Alojamentos

Os funcionários que fazem a limpeza dos alojamentos devem sempre utilizar máscaras, aventais descartáveis e luvas. No final de cada limpeza, o funcionário deve assegurar a correcta lavagem de mãos e antebraços.

Limpeza diária
A limpeza diária inclui limpeza do chão, fazer a cama, limpeza da casa-de-banho e troca de lixo;

A casa-de-banho será́ sempre a última a ser limpa e deverá ser utilizada lixivia e produtos de desinfecção de superfícies;

A troca de toalhas ou roupas sujas, deve ser feita recorrendo à utilização de um saco, que depois de fechado, será́ directamente encaminhado para a lavandaria na área de roupa suja;

A troca de lixo será́ também feita recorrendo a um saco, onde o lixo será́ colocado e encaminhado directamente para a área de lixo;

Os cestos e loiça do pequeno-almoço serão levados para a cozinha do edifício principal e colocados imediatamente na máquina de lava-louça, que após limpos e desfinfectados poderão ser utilizados no dia seguinte.

Limpeza entre saídas de clientes
Nestes casos, toda a roupa proveniente dos alojamentos deve ser removida e colocada em sacos e sendo levados imediatamente para a área de roupa suja na lavandaria;

Toda a louça, utensílios e pequenos eletrodomésticos devem ser lavados com lixiivia ou desinfectante de superfície;

Todas as loiças da casa-de-banho devem ser lavadas com lixivia, que ficará a actuar enquanto se procede à limpeza do restante alojamento;

Todas as superfícies deverão ser limpas com desinfectante de superfícies e sempre de cima para baixo e do mais limpo para o mais sujo.

Todos os comandos (televisão), interruptores e maçanetas de portas deverão ser limpos com lixivia ou desinfectante de superfície.

Utilização de espaços comuns

A sala de leitura está disponível, onde deverão ser respeitadas todas as distâncias de segurança. Esta zona será limpa com regularidade, recorrendo a produtos desinfectantes e lixivia.

Haverá́ álcool gel disponível em áreas específicas, como recepção, zona lounge, entradas no edifício principal e entradas dos apartamentos;

Todas as maçanetas, puxadores de portas, cadeiras, comandos de televisão e interruptores deverão ser definfectados com regularidade;

Utilização de Piscina e Jardim

A piscina do Hillside House Suites & Spa é de água salgada, sendo feita a produção de cloro por eletrólise, pelo que iremos manter os níveis de sal no limite superior do intervalo permitido de modo a garantir um nível máximo de desinfeção possível e recomendado. Sempre que for necessário iremos adicionar hipoclorito, de forma a que todos os níveis de higienização e segurança se encontre cumpridos.

As áreas circundantes das piscinas serão desinfectadas com regularidade com produto de desinfecção de superfícies;

Serão atribuídas espreguiçadeiras consoante a capacidade de cada alojamento, estando estas devidamente identificadas com o nome do apartamento/Suite e com o afastamento de segurança necessário. As espreguiçadeiras serão desinfetadas com regularidade com produto de desinfecção de superfícies e mantêm-se as mesmas durante toda a estadia.

Apelamos a uma utilização responsável da piscina e do Jacuzzi, sendo que os nossos funcionários têm indicações para poderem retirar quaisquer toalhas ou objetos que estejam a ocupar as espreguiçadeiras por tempo prolongado, sem os respetivos clientes. Isto permitirá poderem desinfetar as espreguiçadeiras.

Recomenda-se que sejam mantidas as distancias de segurança entre clientes dos diferentes alojamentos dentro da piscina e que seja feita uma utilização de tempo responsável dentro de água, de modo a que todos possam usufruir das piscinas sem grandes tempos de espera.

Recomenda-se que não seja utilizado o duche exterior junto às piscinas, em vez disso, cada hóspede deverá utilizar o duche do seu próprio alojamento.

Tratamento das Roupas do Alojamento

As roupas sujas de cada alojamento após serem retiradas serão colocadas dentro de sacos e transportadas para a lavandaria. Serão mantidas dentro dos sacos e colocadas na máquina de lavar com a maior brevidade possível;

Toda a roupa suja será́ colocada na máquina de lavar a 60º, com o mínimo contacto possível com o funcionário e com recurso a luvas;

Caso a roupa não possa ser lavada a 60º, será́ lavada a 40º com ciclo de desinfeção no final.

Tratamento do Lixo

O lixo será́ retirado de cada alojamento diariamente recorrendo a um saco, onde o lixo sujo será́ colocado e encaminhado directamente para a área de lixo. No final do dia este será́ levado para os contentores de lixo mais próximos.